7 Razões para Comer Frutos Secos

7 Razões para Comer Frutos Secos

Apesar do seu elevado valor calórico, vários estudos ao longo dos últimos tempos têm revelado que, quando consumidos com moderação, os frutos secos trazem muitos benefícios!

1. Recomendados para a saúde do coração
Uma vez que a elevada quantidade de gordura presente nos frutos secos não é saturada, esta é considerada uma gordura boa, elevando os níveis de colesterol bom e diminui o mau.

2. Aliados nas dietas de emagrecimento
Ao contrário do que se pensa, os frutos secos não contribuem para o ganho de peso, pelo contrário, o seu baixo teor em hidratos de carbono torna-os muito recomendados em dietas de emagrecimento ou no controlo de peso, sendo também um bom alimento para os diabéticos.

3. Ajudam a controlar um conjunto de perturbações
O seu consumo, associado a uma alimentação saudável, ajuda a controlar um conjunto de perturbações, nomeadamente a obesidade, hipertensão, dislipidemia e hiperglicemia.

4. Promovem a Saúde Oral
Os frutos secos promovem a higiene e saúde oral, uma vez que o seu consumo envolve uma mastigação intensa, favorecendo a secreção salivar.

5. Fonte de Proteínas e Hidratos de Carbono
São uma óptima fonte de proteínas e hidratos de carbono e, quando combinadas com leguminosas como o feijão, grão ou ervilhas, são uma excelente alternativa para obtenção de proteínas completas.

6. Fonte de Fibras e Vitaminas
Os frutos secos são uma excelente fonte de fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E e minerais como o ferro, zinco, magnésio, fósforo, sexénio e cálcio.

7. Ricos em sabor e permitem diferentes combinações
São muito saborosos, ficam óptimos combinados com iogurtes, cereais de pequeno-almoço, saladas, doces ou até mesmo sozinhos como snack! Pode comprar uma mistura de frutos secos no supermercado e levar num saquinho para comer no trabalho.

Mas como é que as calorias dos Frutos Secos não se armazenam no corpo?
Os frutos secos necessitam de muito tempo para serem digeridos, prolongando a sensação de saciedade e favorecendo um balanço energético no final do dia. Além disso, parte da gordura proveniente dos frutos secos não é absorvida pelo organismo.

Que Frutos Secos devo comer?
Frutos secos oleaginosas como as nozes, amêndoas, pistachios, avelãs, castanhas do Brasil, cajus e similares, o mais natural possível. Evite frutos secos torrados, achocolatados, caramelizados, ou com qualquer outro tipo de adição de açúcar ou sal.
Não exagere nas doses, sendo que o ideal é consumir entre 6 a 10 frutos secos por dia.